top of page

Ser Água: Caminhos pelo Corpo - Apresentação no Instituto Reichiano

  • leticiatercariol
  • 14 de mar.
  • 2 min de leitura
Ser Água: Caminhos pelo Corpo - Apresentação no XXI Geração Crescente no Instituo Reichiano
Ser Água: Caminhos pelo Corpo - Apresentação no XXI Geração Crescente no Instituo Reichiano

Recentemente, tive a oportunidade de apresentar um tema que tem transformado minha vida: Ser Água – Caminhos pelo Corpo.


A fluidez do corpo e a consciência corporal abriram novos horizontes para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Foi um privilégio compartilhar essas descobertas no Instituto Reichiano, um espaço acolhedor que me permitiu expandir e aprofundar esses conhecimentos.


Mesmo diante das pedras, a água encontra seu caminho, contornando barreiras e seguindo seu fluxo. Assim também é o corpo em movimento e transformação.
Mesmo diante das pedras, a água encontra seu caminho, contornando barreiras e seguindo seu fluxo. Assim também é o corpo em movimento e transformação.

O conceito de "Ser Água" tem impactado muito nas minhas práticas corporais, exercícios físicos e meu cotidiano. Quando penso nesse conceito, me remete imediatamente à fluidez, trazendo à mente a imagem de um rio em constante movimento. Com o tempo, essa ideia se transformou em uma visualização concreta: um rio fluindo dentro de mim, percorrendo o meu corpo.


Esse rio não é apenas uma metáfora, mas uma forma de visualizar a fluidez interna – começando pelos pés, subindo até a cabeça e, então, descendo novamente. Esse fluxo constante e harmonioso simboliza o movimento contínuo da vida e do corpo. Ao visualizar o rio percorrendo cada parte de mim, sinto como se estivesse mais conectada com minhas próprias águas internas, com a vida que circula e se renova a cada respiração e movimento.



Reconhecer que temos "águas internas" me fez perceber que, mesmo quando estamos parados, nosso corpo está em movimento, em constante fluxo. Essa percepção trouxe mais consciência e leveza às minhas práticas diárias e à forma como vivencio meu corpo no mundo. Além disso, ao me conectar com esse fluxo interno, percebo que me torno mais presente — tanto nos lugares em que estou quanto nas relações que construo. Estou mais atenta aos pequenos movimentos, às sensações, e essa presença maior tem transformado minha maneira de estar no mundo, de me relacionar e de viver o agora.


A apresentação no Instituto Reichiano foi emocionante para mim. Além de ser o lugar onde me formei como psicóloga corporal, voltar a esse ambiente acolhedor para compartilhar minhas reflexões e experiências foi uma prova do ciclo de pulsação e movimento que existe dentro de mim. Sou grata pela oportunidade e pelo espaço para me expressar, e quem sabe, essa experiência seja o início de novos eventos ou workshops futuros.


Essa reflexão sobre a água me fez pensar em outros elementos da natureza e como eles também podem ser associados à nossa vida e ao ser humano. Fico animada com a possibilidade de aprofundar esses temas em projetos futuros, explorando como o corpo e a natureza podem nos ensinar sobre a vida e as emoções.


Se quiser assistir à apresentação completa, é só clicar no botão abaixo. O vídeo está disponível no YouTube (por tempo limitado) . Fique à vontade para conferir e refletir junto comigo!




 
 
 

Comments


(41) 99943-8766

©2022 por Letícia Terçariol - Psicóloga Clínica. Criado com Wix.com

bottom of page